top of page

GRUPOS CONVIDADOS

Brasília Sax Quarteto

brasilia sax encontro de saxofonistas de brasilia 2013

 

Criado em 2012 com o intuito de divulgar o repertório escrito originalmente para quarteto de saxofones, o Brasília Sax desenvolve intenso trabalho de música de câmara de repertório de alto nível performático. Em abril de 2013 o grupo fez a sua “Première” na abertura do I Encontro de Saxofonistas de Brasília, e desde então tem recebido inúmeros convites para recitais e apresentações no Brasil e no exterior. No seu repertório constam obras de: Jean Françaix, Pierre-Max Dubois, Astor Piazzolla, Jacques Petit, Thierry Escaich, Glazounow, Gabriel Pierné, Samuel Barber, Pedro Iturralde, Alfred Desenclos, Ida Gotkovsky, Fernando Morais, entre outros. O Brasília Sax é composto pelos músicos: Carlos Gontijo (saxofone soprano), Yuri Dantas (saxofone alto), Carlos Càrdenas (saxofone tenor) e Marcos Silva (saxofone barítono).

 

 

 

Carlos Gontijo (saxofone soprano) 

 

Saxofonista “erudito” brasileiro detentor de vários prêmios nacionais e internacionais tais como: Vencedor do 17º Concurso OSPA de Jovens Solistas, Porto Alegre, 2011; 2º lugar no Concurso Internacional de Saxofone de Nantes (FR), 2010; Vencedor da Bolsa de Estudos no II Concurso Música no Museu, Rio de Janeiro, 2009; Prêmio “Premier Accessit ” no Concurso Europeu de Saxofone, Amiens (FR), 2009; Vencedor do Concurso Jovens Solistas da 4ª Semana da Música de Ouro Branco-MG, 2007; Melhor Intérprete de Música Brasileira FIB, 2007; Vencedor do Concurso Furnas Geração Musical II, Rio de Janeiro, 2006; 1º Lugar no Concurso Nacional para o Cargo de Saxofonista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, 2006; etc. Carlos Gontijo já se apresentou nas principais salas de Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, São Paulo, Vitória, Tatuí, Paris (FR), Amiens (FR), Nantes (FR), Rouen (FR), Dinant (BE), Madrid (ESP) e já se apresentou como solista frente às orquestras: OSPA, OSTNCS, Camerata da UnB, Orquestra Sinfônica do CEP-EMB, Banda Sinfônica da PMDF, Banda Sinfônica do CIVEBRA, Orquestra do Festival de Música de Ouro Branco, etc. Formado em saxofone pela Escola de Música de Brasília orientado por Carlos Eduardo (2003); Bacharel em saxofone pela Universidade de Brasília orientado por Vadim Arsky (2006); pós-graduado em saxofone pelo Conservatório de Música de Rouen (FR) orientado por Marc Sieffert (2011), e Mestre em saxofone pela Universidade de Rouen (2011) com pesquisa inédita sobre o saxofone erudito no Brasil. Carlos Gontijo é membro fundador do quarteto de Saxofones Art&Sax®, Brasília Sax® e saxofonista da Banda Sinfônica da PMDF, atualmente se dedica à pesquisa e à divulgação do repertório “erudito” para saxofone realizando apresentações e master classes. Carlos Gontijo é artista SELMER e VANDOREN.
 


 

 

Yuri Dantas (saxofone alto)

 

Yuri Antonionni Dantas de Farias começou seus estudos musicais aos doze anos na cidade de Carnaúba dos Dantas – RN, com o maestro França. Concluiu o Curso Técnico em Música – Saxofone em 2004 e o Curso de Bacharelado em Música –Saxofone em 2008, ambos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob a orientação do prof. Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha). Integrou o staff musical na temporada 2006/2007 do navio de cruzeiros Pacific na costa brasileira. Foi professor substituto de saxofone na UFRN de 2008 a 2010, lecionando nos cursos Técnico e Bacharelado. Foi músico do Exército Brasileiro nos anos de 2010 e 2011, tocando na Banda de Música da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal-RN. Participou da Big Band Jerimum Jazz entre os anos de 2002 a 2011. No mesmo período, integrou os quartetos de saxofones Taka Sax e Sax in Bach e o Octeto de Saxofones Bando de Sax. Participou de diversas gravações e shows com artistas como Gilberto Cabral, Sérgio Groove, Eduardo Taufic, Roberto Taufic, Valéria Oliveira, Krhystal, Maestros Duda e Roberto Farias, Marina Elali, e grupos como a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e a Banda Camba. Atualmente, integra a Banda de Música do Corpo de Bombeiros do DF e o Quarteto de saxofones Brasília Sax.

 

 

 

 

 

 

Carlos Cárdenas (saxofone tenor)

 

Carlos Cárdenas,  Saxofonista Venezuelano, com residência no Brasil, em Recife, integrou a orquestra de frevo do Maestro Duda, convidado para participar da Orquestra Sinfonica de Recife e em São Paulo, participou de bandas de jazz com vários artistas, como Michel Leme, Zerró Santos, Ed Mundo Cassis, Roberto Sion entre outros, além da Big Band ULM sob a regência do maestro Roberto Sion . Em Brasilia no Clube do Choro acompanhou  o acordeonista Toninho Ferragutti, mostrando assim, sua versatilidade nos vários estilos da música brasileira como chorinho, forró, baião, frevo, além é claro, da música latina. Atualmente  participa da Orquestra JK sob a regência do maestro Ademir Junior e acompanha diversos artistas locais, a exemplo do cantor de MPB André de Moraes eTico de Moraes. É membro do quarteto de saxofones Brasília Sax.

 

 

 

 

 

 

 

Marcos Silva (saxofone baritono)

 

Marcos Vieira da Silva nasceu em 1975 na cidade de Cubatão-SP. Graduou-se em música pela Universidade de Brasília e em pedegogia pela UNIREAL. Pós-graduado pela Faculdade Fênix. Atualmente é membro do quarteto de saxofones Brasília Sax, saxofonista baritonista da Banda Sinfônica PMDF, maestro da Oquestra El-Shaday e do coral Harmonia Celeste.

 

 

 

 

 

carlos gontijo encontro de saxofonistas de brasília
yuri dantas encontro de saxofonistas de brasilia
carlos cardenas encontro de saxofonistas de brasilia
marcos silva encontro de saxofonistas de brasilia

Bando de Sax

bando de sax encontro de saxofonistas de brasilia

 

O Bando de Sax é um grupo de música instrumental formado por oito saxofonistas e um baterista. Esse projeto foi iniciado em 2007 pelo ex-professor de saxofone da Escola de Música da UFRN Heleno Feitosa (Costinha) apenas para oferecer oportunidades de aperfeiçoamento musical através da prática instrumental em conjunto para alunos do curso de saxofone da Escola de Música da UFRN na cidade do Natal. Com o passar do tempo o projeto tomou proporções mais abrangentes, inclusive tornando-se conhecido em outros estados do Brasil através de alguns vídeos de shows e concertos postados no www.youtube.com e com participação em encontros e festivais de música em Natal e outros estados brasileiros. O repertório do grupo é composto basicamente por música brasileira (Bossa Nova, Choros, Frevo, Maracatu, etc) e obras de compositores paraibanos e rio-grandenses. Os arranjos são todos escritos e concebidos originalmente para a formação do grupo. O Bando de Sax desenvolve periodicamente e sistematicamente, em parceria com o Projeto “Música para Todos – Formação de Plateias em Música na cidade do Natal e Região Metropolitana” Concertos Didáticos para pessoas em todas as idades, instituições filantrópicas e escolas da rede pública de ensino. Em 2008 o grupo gravou seu primeiro CD. Atualmente o grupo é composto pelos músicos: Suzete Maria Costa Dantas (Saxofone Soprano), Isaque Gurgel (Saxofone Alto), José Washington da Silva (Saxofone Alto), Kleber Dessoles Marques (Saxofone Tenor e Barítono), Joedson Regis da Silva (Saxofone Tenor), Caio César Medeiros França (Saxofone Tenor), Ismael Pedro de Lima (Saxofone Barítono), Matheus Jardim (Bateria).

 

 

Suzete Maria Costa Dantas (Saxofone Soprano)

 

 

Iniciou seus estudos musicais em 1992 na cidade de Cruzeta no estado do Rio Grande do Norte, sua cidade natal. Orientada pelo maestro Humberto Dantas, estudou flauta doce, clarineta e posteriormente saxofone. Foi integrante da Banda de Flauta doce “Professora Margaret Keller”, atuando também como monitora e Primeiro Saxofone Alto da Banda Filarmônica 24 de Outubro. Participou de gravações de vários CDs, tanto em sua cidade natal quanto na cidade do Natal - RN. Como professora bolsista, atuou como saxofonista convidada em audições da Banda Sinfônica de Natal. Curso Técnico (2007) e Graduação (2009) em Saxofone pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ambos sob a orientação dos professores Heleno Feitosa (Costinha) no Curso Técnico e Yuri Dantas na graduação. Atualmente, é aluna reingressa do Curso Técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN); leciona saxofone e flauta doce na Escola de Música Comunitária do bairro Planalto na cidade do Natal, instituição ligada a organização SEARA; no projeto SOM DO CORAÇÃO (Escola de Música Municipal da cidade de Parnamirim - RN; e como professora particular de saxofone. É primeiro Saxofone Soprano do grupo Bando de Sax da Escola de Música da UFRN.

 

 

Isaque Gurgel (Saxofone Alto)

 

 

Natural de Caraúbas no estado do Rio Grande do Norte. Iniciou seus estudos de música com seu pai em uma banda de forró, na banda de música municipal e mais tarde na Congregação Cristã no Brasil. Aos 19 anos veio para Natal RN, onde ingressou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte graduando-se como Bacharel em Música na habilitação Saxofone em 2004. Suas influências musicais vão desde Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Tom Jobim a Miles Davis, John Coltrane entre outros. Além de atuar ativamente junto a artistas da música vocal e instrumental na cidade do Natal, atualmente é Saxofonista da Banda Sinfônica da cidade do Natal RN e Primeiro Saxofone Alto do Bando de Sax da Escola de Música da UFRN.

 

 

José Washington da Silva (Saxofone Alto)

 

 

 Natural da cidade de Santa Cruz – RN. Instrumentista e Arranjador. Atualmente com 18 anos já demonstra muita habilidade e musicalidade ao Saxofone. Técnico em música com habilitação em saxofone pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Iniciou sua musicalização aos 10 anos no projeto “Cidadão do Amanhã” com o professor de flauta doce Alex Araújo.  Em 2005 ingressou na Filarmônica Mestre João Roberto Paz e União em seu município e através do incentivo do Maestro Camilo Henrique, veio há Natal RN como estudante da Escola de Música da Universidade Federal e se formou técnico em 2011. Atualmente é aluno do Curso de Bacharelado em Música na habilitação Saxofone pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Segundo Saxofone Alto do grupo Bando de Sax – Grupo de Saxofones da UFRN – (2012), e ainda participa como Solista em alguns Concertos da Filarmônica em sua cidade Natal – Santa Cruz – RN.

 

 

Kleber Dessoles Marques (Saxofone Tenor e Barítono)

 

 

Nascido em Serra Negra do Norte – RN em 1987. Saxofonista e Clarinetista, Técnico e Bacharel em música, com habilitação em saxofone pela UFRN. Iniciou seus estudos de música aos 11 anos com o saxofonista “Sabugiense” Severino Araújo dos Santos (Dida). Dois anos depois (2000), Ingressou na então “Banda Filarmônica de Serra Negra do Norte” que mais tarde viria a se tornar “Filarmônica Ruy Pereira do Santos” sob a regência de Humberto Dantas. Passou a estudar clarineta e participou em 2002 do Seminário de Bandas de Música realizado na cidade de Cruzeta - RN. No ano seguinte, passa a estudar saxofone. Em 2004 participa pela segunda vez do Seminário de Música, agora como saxofonista na cidade de Natal – RN, tendo aulas com o professor Heleno Feitosa (Costinha) na Escola de Música da UFRN. Em 2008 é admitido nos cursos Técnico e Bacharelado em Música da UFRN, passando a estudar com o professor de Clarinete e Saxofone João Paulo Araújo (JP). Foi professor (Monitor) de saxofone no curso básico da EMUFRN (2008-2009) e bolsista PROEX no “Projeto Música Para Todos” (2009-2010). Atualmente é aluno do curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Música com Ênfase em Práticas Interpretativas dos Séculos XX e XXI (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Escola de Música,  integrante do grupo “Bando de Sax”  (2009), bolsista PROEX pela “Big Band Jerimum Jazz” (2010), integrante do "Potiguar Sax Quarteto" (2011) e Clarinetista/Saxofonista do grupo “3 da Matina” (natal/RN).

 

 

Joedson Regis da Silva (Saxofone Tenor)

 

 

Natural da cidade de Cruzeta RN. Aos 9 anos de idade iniciou seus estudos  musicais com a Professora Paula Fernanda, responsável pela disciplina de musicalização, e em seguida com o professor de saxofone, Paulo Roberto na sede da AMUSIC – Associação Musical de Cruzeta. Com13 anos ingressou na Banda Filarmônica de Cruzeta, sob a Regência do maestro Humberto Dantas. Nos anos de 2004 e 2006, participou do Seminário de música, no curso de saxofone ministrado pelo professor Heleno Feitosa (Costinha). Em 2008 iniciou o curso técnico em música Habilitação Saxofone, na UFRN, com o Professor João Paulo Araújo, concluído em 2010. No ano seguinte, 2011, iniciou na mesma universidade, bacharelado em Música na Habilitação Saxofone com os professores de saxofone João Paulo Araújo e Anderson Pessoa. Como estudante em Música da UFRN teve a oportunidade de participar de grandes eventos nacionais tais como a Semana da Música  edições 2009, 2010, 2011 e 2012, com os professores João Paulo Araújo, Yuri Dantas, Helenos Feitosa, Vittor Santos e Paulo Braga. Atualmente continua cursando o bacharelado em Saxofone pela Escola de Música da UFRN, é Segundo Saxofone Tenor do Grupo Bando de Sax da UFRN  e  Músico Free-Lance com várias banda e artistas da cidade do Natal.

 

 

Caio César Medeiros França (Saxofone Tenor)

 

 

Natural de São João do Sabugi - RN. Iniciou seus estudos musicais na Banda Filarmônica Honório Maciel em sua cidade Natal no ano de 1997. Em 1998 participou do Curso de Capacitação Instrumental coordenado pelo professor Erinaldo Dantas em São João do Sabugí. Em 2002 participou na cidade de Cruzeta RN do X Seminário de Musica nas habilitações Teoria Musical e Clarineta, com os professores Danilo Guanais (Teoria) e Isaias Rafael (Clarineta), respectivamente. Em 2004 participou do Curso de Edição de Partituras ministrado pelo professor Alexandre Bezerra Viana e do curso de Saxofone ministrado pelo professor Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha). Em 2007 passa a integrar o corpo discente da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob a orientação dos professores Ronaldo Ferreira de Lima e João Paulo de Araújo (JP) no bacharelado em Clarineta e em 2011 ingressa no Curso Técnico em Saxofone Popular com o Professor Anderson Pessoa. Integrou várias Orquestras de Baile e Big Bands como Saxofonista embarcado nos navios Pacific (temporada 2007/20080, navio Empress (temporada 2008/2009), navio Sovereig (temporada 2009/2010), no navio Zenith (temporada2010/2011).  Atualmente integra os seguintes grupos da Escola de  Música da Ufrn: Bando de Sax, Big Band Jerimum Jazz e PotyguarSax- Quarteto.

 

 

Ismael Pedro de Lima (Saxofone Barítono)

 

 

Natural de Natal-RN iniciou seus estudos de teoria musical e flauta doce na cidade de Cruzeta-RN. Em 2003 passou a integrar o naipe de saxofones da Banda Filarmônica 24 de Outubro. É Bacharel em Música - habilitação em Saxofone pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) sob orientação dos professores, Heleno Feitosa Costa Filho (Costinha) e João Paulo de Araújo (JP) e possui curso Técnico em - Música com Habilitação em Saxofone pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Atualmente é músico da Banda Municipal Trampolim da Vitória de Parnamirim RN. Participou dos grupos JPSax e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Atualmente participa dos grupos “PotiguarSax" - Quarteto de Saxofones - (2011-2013), é integrante do "Bando de Sax" - Octeto de Saxofones da UFRN - (2013), bolsista PROEX pela "Big Band Jerimum Jazz" (2013). Participou como estagiário na Banda Sinfônica da cidade do Natal, e da Camerata Garibaldi Romano (2011).

 

 

Matheus Jardim (Bateria)

 

 

Hoje com 18 anos é o caçula do grupo. Instrumentista e Compositor. É considerado o mais expressivo baterista na cidade de Natal em sua categoria de idade, com um currículo bem expressivo de shows e gravações. Nasceu em uma família de músicos, e desde muito cedo demonstrava seu interesse pela bateria, com uma impressionante aptidão rítmica. Desde os nove anos de idade atua no cenário musical potiguar, tocando em diferentes grupos tais como: Banda Independente da Ribeira (Orquestra de Frevo) e com diversos artistas da cidade. Aos doze anos, participou do show vencedor do Cosern Musical. Em 2009, gravou o DVD instrumental do músico Antônio de Pádua, e no mesmo ano fez parte do musical “O Ratinho Teobaldo”, e de importantes festivais nacionais de música, tais como Feira Música Brasil-MG, 22º Festival de Inverno de Garanhuns-PE, Música do Mundo - PB, entre outros. Atualmente cursa o Bacharelado em percussão na Escola de Música da UFRN e é o Baterista do Bando de Sax da UFRN.  Seu primeiro CD está em fase de gravação, com composições de artistas locais e outras de sua autoria.

 

bottom of page