top of page

HOMENAGEADO

 

 

BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ADOLPHE SAX

 

Adolphe Sax nasceu em Dinant (Bélgica) em 6 de novembro de 1814. Filho de Charles-Joseph Sax, um grande inventor de instrumentos musicais da época, Adophe Sax aprendeu com o pai a arte de fabricação e criação de instrumentos. Adolphe Sax começou cedo a estudar música e a construir os seus instrumentos. Quando deixou a escola, Sax começou as experiências para descobrir novos instrumentos, a sua primeira invenção importante foi um melhoramento no clarinete baixo, que patenteou apenas com 20 anos de idade. Em 1840 ele inventou o saxofone. E em 1841, Sax mudou-se para Paris, onde continuou a trabalhar na construção e invenção de instrumentos.

A sua invenção mais famosa foi o saxofone, destinada, inicialmente, a ser usado nas bandas militares. O instrumento tem o corpo em formato cônico em metal, e o som é produzido pelo conjunto palheta-boquilha, semelhante ao clarinete.

Depois de muitos anos de insucesso em suas empreitadas, Adolphe Sax foi convidado pelo comandante geral das forças armadas na França para desenvolver um novo conceito de instrumentação nas bandas militares francesas. Sax conseguiu implantar nas bandas militares uma formação instrumental utilizando somente os instrumentos criados por ele. O sucesso foi instantâneo! 

Sax patenteou o saxofone somente em 1846, depois de desenhar e construir toda a família de saxofones. Mesmo com a resistência e as intrigas entre os compositores contemporâneos de Sax, muitos grandes compositores da época escreveram para o saxofone, como: Berlioz, Bizet e Ravel, contribuindo e muito para o sucesso do instrumento. Em 1867, Sax foi nomeado o primeiro professor de saxofone do conservatório de Paris. Após esse primeiro sucesso de Sax, sua vida e carreira foram surpreendidas com intensos momentos de infelicidade, destacando as duas vezes em que sua fábrica de instrumento foi incendiada criminalmente por concorrentes de Paris e pelas diversas dívidas contraídas ao longo de sua vida. Sax morreu em 1894 em Paris e está enterrado no cemitério de Montmartre. Nesse ano de 2014, comemoramos o bicentenário de Adolphe Sax e muitas manifestações musicais em homenagem ao criador do saxofone estão sendo realizadas em todo o mundo. Fica aqui, a nossa singela homenagem à essa grande personalidade do século XIX. Viva Adolphe Sax e a sua mais nobre invenção, o saxofone!

bottom of page